Comentários das Liturgias

ASCENSÃO DO SENHOR

ASCENSÃO DO SENHOR
At 1,1-11 / Sl 46 / Ef 1,17-23 / Mc 16,15-20

ascensaoJesusA liturgia da Solenidade da Ascensão do Senhor nos convida a celebrar o que proclamamos em nossa profissão de fé: Jesus Ressuscitado, depois de se manifestar aos discípulos, subiu aos céus e sentou-se à direita de Deus. Isso significa que, cumprida sua missão salvífica, Jesus Cristo reassume sua condição divina; condição essa que havia renunciado ao assumir a nossa realidade humana, no mistério da encarnação.


Nesse movimento de descer até nós para nos salvar e de voltar à comunhão trinitária, Jesus inaugura o Reino de Deus, o qual é confiado a Igreja, que recebe a missão de levar a toda humanidade essa boa notícia da salvação. Tanto o livro dos Atos dos Apóstolos quanto o Evangelho de Marcos relatam que Jesus confia aos discípulos, à Igreja nascente, a missão de anunciar o Evangelho, a Boa Nova do Reino de Deus. Da mesma forma, São Paulo em sua carta aos Efésios ensina que Jesus, na glória da Trindade, é a cabeça da Igreja, que é seu corpo. Enquanto Igreja, Corpo Místico que continua a missão de construir o Reino, nós estamos unidos a Cristo, que nos acompanha e protege. Este é o sentido dos sinais que o Evangelho segundo Marcos retrata: expulsar demônios, falar novas línguas, pegar em serpentes ou beber veneno, curar doentes, significa que a Igreja, em sua missão de edificar o Reino de Deus, está sob a guarda de Jesus, que confirma seu ensinamento.


Mas, hoje, em meio a tantas pregações em nome de Jesus, devemos nos perguntar: o que devemos anunciar enquanto Igreja? Sob a luz do Espírito Santo, devemos discernir sobre as diferentes teologias que orientam a pregação de tantas Igrejas cristãs.


Uma corrente muito presente hoje é a Teologia da Prosperidade, a qual ensina que, sendo fiel a Deus na oração e no dízimo, o cristão tem o direito de exigir de Deus a prosperidade material. A riqueza é, assim, compreendida como bênção de Deus, e a pobreza, um sinal de que a pessoa não está sendo fiel a Deus. Nessa teologia, não se fala em partilha, simplicidade, ou em uma vida sóbria. Semelhante a essa reflexão, há também a Teologia do Bem Estar, que prega a fé em Jesus Cristo como um alívio para os problemas afetivos e emocionais. A busca por Jesus Cristo é reduzida a sentir-se bem, sem nenhum compromisso com a vivência do amor. Não há espaço para a renúncia ou o sacrifício em favor do irmão. Ambas as teologias destacam três aspectos como sendo sinais da bênção de Deus: riqueza material, saúde física e mental e realização afetiva. Junto a essas teologias, há a Teologia do Medo, que prega a necessidade de permanecer em determinado grupo religioso, para não perder a bênção de Deus. Enquanto Jesus libertava as pessoas, essa teologia aprisiona, escraviza em nome de Deus.


Se quisermos permanecer fiéis aos ensinamentos de Jesus, devemos nos deixar orientar pela Teologia da Vida Plena, que realiza o Reino de Deus em favor de cada pessoa, cumprindo assim o projeto de Jesus: Eu vim para que todos tenham vida e tenham vida em abundância. Devemos viver como Igreja, Corpo de Cristo, motivados pela busca de vida plena, não somente para nós, de forma egoísta, mas para todas as pessoas e para a criação. A inspiração para o anúncio do Evangelho não pode ser a Teologia da Prosperidade, nem a do Bem Estar, nem a do Medo, mas a Teologia da Vida Plena.

 

Liturgias Anteriores

Previous Next
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8