Comentários das Liturgias

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM
1Rs 19,4-8; Sl 33; Ef 4,30 - 5,2; Jo 6,41-51

jesus rezaAprofundando a meditação sobre a Eucaristia, contemplamos o empenho do Senhor em oferecer aos homens o “pão” que gera vida plena. São João mostra que Jesus é o pão vivo que desceu do céu para dar vida à humanidade, revelando que Deus sempre nos acompanha em nossa caminhada, sendo nosso alimento, a fonte da força espiritual que necessitamos.

Esta providência divina que nos sustenta já vemos revelada no Antigo Testamento, quando o Senhor socorreu o profeta Elias, em um momento de profunda crise existencial. Elias havia enfrentado os profetas de Baal e provado que o verdadeiro Deus era Javé, o Deus libertador. Por isso estava sendo perseguido e teve que fugir para o deserto. Sentindo-se fraco por causa da ingratidão e da perseguição, Elias entrega-se ao desânimo e pede a morte. Mas o Senhor vem ao seu encontro e lhe oferece o alimento que sustenta: levanta-te e come, pois, o caminho é longo. Com a força do alimento divino, Elias caminha até o monte Horeb, o monte onde Deus fizera a Aliança com seu povo.

Igualmente Jesus enfrenta dificuldades, ao ser rejeitado pelos judeus, que ficam escandalizados diante do mistério da encarnação, pois conhecem a vida de Jesus, sua família, e não creem em sua origem divina e nem que Ele é o Salvador. Não conseguem transcender o visível, para acolher o divino na pessoa de Jesus. Ele então mostra que é preciso abrir o coração e acolher o amor de Deus, que quer nos alimentar e fortalecer com o pão da vida, o próprio Jesus, em seu Corpo e Sangue na Eucaristia.

A Eucaristia é o alimento que desce do céu, prenunciada no alimento trazido pelo anjo para fortalecer o profeta Elias. A caminhada de Elias é a caminhada da vida, simbolizada no número quarenta. Deus nos alimenta durante toda nossa vida, para que caminhemos sempre em sua direção, vivendo a fidelidade à aliança de amor. Nos momentos de fragilidade diante das tribulações da vida, sentimo-nos fracos e desanimamos. Nestes momentos o Senhor envia o Pão da vida para nos sustentar e fortalecer. Assim como Deus enviou a Elias o anjo com o alimento que renovou sua vida, Ele oferece para nós a Eucaristia, alimento espiritual que nos fortalece na caminhada da nossa história.

Infelizmente, muitas pessoas, como os conterrâneos de Jesus, rejeitam o "pão vivo descido do céu", deixando de buscar Jesus na Eucaristia. Nossa cultura consumista nos incentiva a buscar somente bens materiais que nunca nos satisfazem plenamente. O consumismo nos incita a possuir sempre mais bens que não são capazes sustentar nossa caminhada; ao contrário, nos deixam fracos e cada vez mais dependentes. A fraqueza espiritual é visível na vida de quem busca somente os bens materiais: o desânimo, a falta de esperança e também o cansaço, a falta de paciência que muitas vezes resulta em gestos de violência verbal ou física. E ainda mais, nossa vida não se resume a este mundo, mas caminhamos para a vida eterna com Deus. Por isso Jesus nos convida a fazer comunhão com Ele na Eucaristia, para vivermos eternamente em comunhão com Seu amor.

Somente alimentados pelo pão vivo descido do céu poderemos, como nos convida a Carta aos Efésios, nos deixamos guiar pelo Espírito Santo, para sermos imitadores de Deus, vivendo no amor como Cristo nos ama,. É na Eucaristia que encontramos forças para abandonar as atitudes de maldade e desamor, e nos revestirmos de bondade e de perdão.

 

Liturgias Anteriores

Previous Next
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8